Gestantes acompanharam palestra com enfermeira e conheceram o programa de doação de leite do Banco de Leite, do Hospital de Cotia
A ação ‘Agosto dourado amamentação vale ouro’ ganhou destaque na Clínica da Mulher de Cotia durante uma palestra, na manhã desta quarta-feira (23/08). O evento fez parte da programação do Mês da Amamentação e do Dia Mundial da Amamentação, lembrado em 1º de agosto. As palestras foram ministradas pela enfermeira Eneida Fré, da Clínica da Mulher e por uma equipe do Banco de Leite, do Hospital Regional de Cotia, que falou sobre doação de leite humano e esclareceu algumas dúvidas dos presentes.
“Tudo que a criança precisa está no leite materno, por isso é tão importante estimular a amamentação e, sempre que possível, a doação”, começou a enfermeira Eneida. Ela falou sobre a posição correta de amamentar, pega correta da mama e dos benefícios da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê.
A enfermeira do Hospital Regional de Cotia, Patrícia da Costa Carvalho, comemorou o convite para participar da palestra. “A Clínica da Mulher é do Município e o Hospital do Estado, mas a população atendida é uma só, então esta parceria é muito importante, é uma oportunidade de falarmos sobre o Bando de Leite e de como as mulheres que estão amamentando podem colaborar com o nosso estoque”, disse.
O Banco de Leite de Cotia tem um programa que fornece um kit para coleta do leite, orientação sobre como fazer retirada e o correto armazenamento do leite. Uma vez por semana, o leite é retirado nas casas das doadoras. “Este leite passa por um processo chamado pasteurização e, a partir daí, é oferecido para crianças, especialmente, as prematuras que estão na UTI”, disse Patrícia.
Com mais informações, a gestante Maria Josicléia Tenório, que mora no Jardim Coimbra, espera conseguir amamentar o seu terceiro filho. “Os dois primeiros não consegui amamentar. Faltou informação e estímulo de pessoas como estas enfermeiras. Agora espero conseguir, porque vai ser o melhor para o meu filho”, disse ela que está grávida de sete meses.
A palestra foi acompanhada pela secretária adjunta da Saúde, Ângela Maluf e pela coordenadora da Clínica da Mulher, Renata Marques. Todas as gestantes receberam brindes com produtos que foram doados pela ManteCorp e pela Libbs.