Reforçando o seu compromisso com a Educação, com o diálogo e com a transparência, a Prefeitura de Cotia recebeu uma comissão de servidores da educação para tratarem sobre demandas do setor. Um grupo de aproximadamente 60 pessoas ocupou a frente do Paço Municipal e, diante da impossibilidade de todos serem atendidos no gabinete, o prefeito Welington Formiga conversou com os servidores e solicitou que a Secretaria de Educação recebesse uma comissão na sede da pasta.
O prefeito destacou que o canal entre o poder público e os servidores sempre esteve e estará aberto para o diálogo em busca da valorização dos colaboradores e que está organizando as contas municipais para deixar a casa em ordem. “Estamos trabalhando muito, e com responsabilidade, para fazermos pagamentos que estão represados de anos anteriores e, mesmo com todas as dificuldades, conseguimos aumentar em 20% o salário do magistério, uma ação inédita em Cotia”, disse Welington Formiga.
Já na Secretaria de Educação, a comissão foi recebida pela titular da pasta, Ana Paula dos Santos, e por sua adjunta, Rosemeire de Oliveira Nascimento. Após ouvirem da comissão que não havia uma lista formatada de demandas no momento da reunião, a secretária afirmou que vai aguardar esta relação para apresentar ao prefeito. “Vamos receber esta lista e discutir com o prefeito sobre o que é possível e viável no curto, médio ou longo prazo”, disse.
Ao ser questionada sobre o andamento do projeto de implantação do Adicional de Local de Trabalho (ALT) – uma nova versão do Adicional de Local de Exercício ALE, retirado do Magistério por determinação judicial no mês de abril deste ano, a secretária informou que frente ao impacto financeiro do ALT – tanto no orçamento municipal quanto na CotiaPrev – o projeto está sendo analisado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. “Tão logo tenhamos o resultado deste estudo, reportaremos a todos vocês”, disse.
A secretária Ana Paula voltará a receber a comissão, no início de novembro, para discutir a lista de demandas da Educação. A titular da pasta reforçou ainda que a atual gestão está comprometida com o diálogo e com a valorização dos servidores.
Investimentos da atual gestão na Educação em 2025:
1) HTPC online dando mais oportunidade do professor que acumula organizar seus horários.
2) Jornada suplementar – possibilidade do professor “dobrar” que anteriormente era limitado somente a 40h.
3)Aumento salarial de 20% para o Magistério.
4) Mais 13 salas de AEE para as crianças com deficiência.
5) Atendimento psicopedagógico nas escolas.
6) Novo formato de atribuição, online com maior transparência para o professor.
7) Professor readaptado pode realizar HTPL fora do ambiente escolar.
8) Cursos EAD serão aceitos, valorizando a trajetória acadêmica de cada professor.
9) Em estudo o reenquadramento dos professores adjuntos em professores titulares.