Pacientes com sintomas e suspeitas da Covid-19 devem procurar atendimento nos Pronto Atendimentos do Parque São George e Caucaia do Alto e na UPA do Atalaia
A Prefeitura de Cotia encerrou oficialmente as atividades do Centro de Combate e Referência ao Coronavírus (hospital de campanha) na manhã desta terça-feira (6/10).
Inaugurado pela Prefeitura de Cotia no dia 6 de abril de 2020, o Hospital de Campanha ofereceu 50 leitos (entre UTI, Semi-UTI e Enfermaria). Neste período de funcionamento, o Centro de Referência atendeu 20.986 pessoas, 440 internações.
Os equipamentos que foram adquiridos pela gestão municipal serão distribuídos para as unidades de saúde municipais de emergência, e os que foram locados serão devolvidos.
A Secretaria de Saúde de Cotia montou um protocolo de atendimento de casos suspeitos de Covid-19 na UPA Atalaia e nos Pronto Atendimentos do Parque São George e de Caucaia do Alto que estão aptos para atender pacientes que apresentarem sintomas da doença. O protocolo montado pela Secretaria de Saúde prevê, entre outros, o atendimento destes pacientes em locais apartados dos demais moradores que buscarem atendimento médico de urgência para evitar contato e o risco de contaminação.
O Centro de Combate e Referência ao Coronavírus de Cotia cumpriu a sua missão de evitar a sobrecarga do serviço público de saúde e ocupação de leitos em outros equipamentos de saúde do município (como os PA’s) e de cidades vizinhas.
Importante salientar que a pandemia não acabou e os moradores devem seguir usando máscaras sempre que precisarem sair de suas casas e em ambientes compartilhados, higienizar as mãos com frequência, não ficar em locais com aglomeração de pessoas e manter o distanciamento social.