No dia 24 de novembro (domingo), a partir das 10h, a Congada de São Benedito de Cotia, localizada na Rua Padre José Ferreira de Seixas, 146, Vila São Joaquim, será o epicentro de celebração e preservação da cultura negra cotiana por meio do grande Festival da Consciência Negra 2024. A programação [veja completa abaixo] convida os participantes pela arte, cultura e tradição a conhecerem a memória e a ancestralidade que homenageiam a passagem do Mês da Consciência Negra. O Festival é gratuito e aberto ao público.
Ao longo dia, os visitantes poderão explorar barracas temáticas de artesanato local, participar da Oficina de Tranças Africanas e apreciar a exposição de Máscaras Africanas confeccionadas pela artesã Michele Flores. Durante a tarde, a festa será garantida com as apresentações musicais de Amanda NegraSim (@amandanegrasim), DJ Llobato (@djluizllobato) e Irineu de Palmira (@producaoirineudepalira). Além disso, o grupo Garôa do Recôncavo também promete contagiar e envolver o público presente com muito samba de roda.
O Festival ainda agrega a programação da ‘Mostra de Cinema Negro de Cotia’ (@cinemanegrodecotia), onde serão exibidos o documentário ‘Capoeira – O Ritmo da Vida’ (2024), de Luciane Bomfim, às 12h, e a série-documentário ‘Tinha uma Janela’ (2024), de Alberto Lefévre, às 19h. Ambos possuem classificação indicativa Livre e destacam a vivência, a resistência e a arte da comunidade negra.
O evento se encerra com a tradicional apresentação da Congada de São Benedito de Cotia, marcando e honrando o movimento cultural e artístico dos povos negros do município. O Consciência Negra 2024 conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia e integra diversos projetos comtemplados por editais fomentados pela Lei Paulo Gustavo.
Serviço
Festival da Consciência Negra 2024: Igualdade, Resistência e Respeito
Data: 24 de novembro (domingo) – a partir das 10h
Local: Sede da Congada de São Benedito de Cotia
Endereço: Rua Padre José Ferreira de Seixas, 146 – Vila São Joaquim
Livre
Gratuito
Aberto ao público
Programação
10h: Barracas Temáticas de Artesanato Local
11h: Máscaras Africanas – Michele Flores
12h: Documentário ‘Capoeira – O Ritmo da Vida’, de Luciane Bomfim (Mostra de Cinema Negro)
13h: Oficina de Tranças Africanas com Evelyn Cristina
14h: Samba de Roda Garôa do Recôncavo
16h: Apresentação Musical – Irineu de Palmira
17h30: Apresentação Musical – Amanda NegraSim e DJ Llobato
19h: Documentário ‘Tinha uma Janela’ – Filme de Alberto Lefévre (Mostra de Cinema Negro)
20h: Apresentação da Congada de São Benedito de Cotia