Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD) de Cotia participaram da sessão na Câmara de Cotia, na terça-feira (21/03), dia em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, para conscientizar sobre o assunto e apresentar o trabalho realizado em favor de pessoas com a deficiência intelectual, e destacar as parcerias que o município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem com a APAE, ABRAHIPE, e os projetos da Prefeitura de Cotia e do Fundo Social: Além do Som, Novo Olhar e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Em seu momento de fala, a presidente do Conselho, Sônia Esplendor, destacou a importância de se respeitar a pessoa com Síndrome de Down e o direito que estas pessoas têm de fazer suas escolhas. “Estas pessoas têm direito de participar de ações em que possam tomar decisões, possam ser ‘Conosco, e não por nós’”, disse mencionando o tema da Campanha para o Dia da Síndrome de Down 2023.
O conselheiro Gabriel Biaggio que tem Síndrome de Down também marcou presença na sessão, abordou o tema deste ano e falou sobre sua atuação como atleta paralímpico representando o município. A conselheira, Darlene Pires falou que estão em andamento os projetos de implantação de uma central de Libras, em Cotia, e do Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência, entre outros. “Com este selo, temos o objetivo de incentivar empresas a investirem em ações inclusivas e acessíveis, e estamos falando de ir além da contratação de pessoas com deficiência”, destacou Darlene.
O tema da Campanha propõe uma abordagem baseada nos direitos humanos e considerando que as pessoas com esta deficiência têm o direito de serem tratadas com justiça e terem as mesmas oportunidades que todos, atuando junto com outras pessoas para melhorar suas vidas.