Foto: Juliano Barbosa
Até as 16h do dia 13 de março, representantes da sociedade civil – entidades de classe interessados em participarem do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (COMDEPIR) de Cotia devem entregar a ficha de inscrição para participarem do pleito que acontecerá no dia 21 de março. Os eleitos terão mandato no biênio 2023/2025. O edital e a ficha de inscrição do candidato estão disponíveis em https://shre.ink/editalCOMDEPIR. Após ler o edital e preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá protocolar a candidatura na Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e Mulher (Av. Benedito Isaac Pires 35, 2º andar, sala 106) anexando os documentos listados no edital ou enviar para o e-mail secmulher@cotia.sp.gov.br.
O COMDEPIR foi instituído em novembro de 2022, pela Lei 2.259/2022, sancionada pelo prefeito Rogério Franco. O objetivo de propor políticas de promoção à igualdade racial, com ênfase na população negra e em outros segmentos étnicos da população brasileira. “O Conselho vai atuar no sentido de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial com um propósito maior que é a redução das desigualdades raciais, tanto no aspecto econômico quanto social, político e cultural. Cotia lutará por menos diferenças e por mais justiça”, destacou a Secretária dos Direitos Humanos Cidadania e Mulher.
Na eleição, serão escolhidos seis representantes de entidades da Sociedade Civil para vagas de titulares e seis suplentes. Em sua totalidade, o Conselho contará com seis representantes de órgãos governamentais indicados pelas secretarias: dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher; de Cultura e Lazer; de Segurança Pública; de Assuntos Jurídicos e da Justiça; de Trabalho e Emprego e, de Saúde.
A eleição começará às 14h e os eleitores e eleitoras terão das 13h às 14h para fazerem o credenciamento e participarem da escolha dos conselheiros. O pleito será no auditório da Prefeitura, na avenida Prof. Manoel José Pedroso, 1347, Jardim Nomura.