Cotia conclui etapa municipal e está pronta para a fase estadual da Conferência da Pessoa Idosa

Foram dois dias de evento para apresentação, discussão e votação de propostas, além de eleição dos delegados que representarão Cotia na próxima etapa

Na última semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cotia (CMDPI) e a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP), concluíram a etapa municipal da Conferência da Pessoa Idosa e a cidade está pronta para participar da fase estadual que acontecerá entre os dias 17 e 21 de agosto. Durante a 6ª Conferência Municipal, Cotia elegeu os delegados [veja abaixo] que representarão na próxima fase. Foram dois dias de conferência no auditório do Colégio Rio Branco – Unidade Granja Viana.

O prefeito de Cotia, Welington Formiga, participou da abertura dos trabalhos e reforçou o compromisso de sua gestão com a melhor idade. “Defendo que toda cidade com população acima de 100 mil habitantes tenha um Centro de Referência do Idoso e nós vamos reestruturar a nossa cidade”, disse Formiga. O Chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que apoiaram a conferência e, em especial ao Colégio Rio Branco por ceder o espaço para o evento.

No primeiro dia, o Coral ASSA fez uma apresentação cultural de abertura e, no segundo dia foi a vez de apresentação do coral da Instituição Atitude de Amor, todos participantes do Projeto Talentos Partilhados da SDSP. As apresentações abrilhantaram o evento que serviu para apresentação, discussão e votação de propostas voltadas à pessoa idosa. Destaque para: Garantir ao idoso a assistência à saúde nos diversos níveis de atendimento do SUS com contratação de geriatra; Aumentar recursos para ampliação dos Serviços de Convivência e fortalecimento de vínculos; Garantir recursos para implantar Centro dia para pessoa idosa; Capacitar os trabalhadores do transporte público para que respeitem a população idosa e melhorar a acessibilidade ao transporte.

Também fizeram parte das propostas: Melhorar o acesso a Ouvidoria Municipal por meio de atendimento presencial e maior divulgação; Atendimento específico para atendimento aos idosos através de atendimento presencial e maior divulgação; Ensinar às crianças da rede municipal e particular os direitos dos idosos;  Garantir transporte público municipal, ampliando as linhas e horários de ônibus com acesso aos serviços para idosos; Definir um local de referência físico, no município de Cotia, que a pessoa idosa se sinta acolhida e segura para fazer as denúncias; Aumentar e implantar o número agentes comunitários da saúde nos bairros para que façam visitas mais frequentes nas residências com pessoas idosas fragilizadas.

A lista de propostas ainda se completa com: Garantir que os idosos tenham acesso de atividade de esporte e lazer nos bairros com acompanhamento de profissionais; Melhorar a divulgação das atividades relacionadas à pessoa idosa no município de Cotia- (carros, de som, faixas, postos de saúde, utilização dos espaços públicos, faixas e cartazes); Ampliar o diálogo entre o conselho municipal e as secretarias municipais e equipamentos públicos, para compartilhar as necessidades e demandas da pessoa idosa; Melhorar a divulgação das reuniões do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), e fazer as reuniões de maneira descentralizada, em diferentes bairros de Cotia; Ampliação das parcerias com as Organizações da Sociedade Civil e poder público para serviços à população idosa.

A representante da sociedade civil, Rita Augusta M. V. de Castro, participou da conferência e foi eleita delegada suplente. “[…]me inscrevi sem esperar nada, mas querendo participar e contribuir. […] embora minhas pernas não sejam mais essas coisas, minha voz continua firme e forte para lutar por nossos direitos”, disse.

Mais de 300 pessoas idosas marcaram presença nos dois dias de conferência. Entre as autoridades que participaram da 6ª conferência estiveram: Silvio Cabral, Prof. Bertuol (secretário e adjunto de Desenvolvimento Social e Periferias, respectivamente), primeira-dama Vivian Machadi, Maria Ilza (chefe de Gabinete), Rudiane (Chefe de Gabinete), Gleides Sodré (presidente do Fundo Social) e Valdecir José da Fonseca (secretário de adjunto de Governo), além dos conselheiros: Marcela Lino, José Raini, Inês Gomes, Sérgio Uyehara, Ernestino Nunes, José Marcos, Neusa Froes, Cristiano Bento, Marcelo Nicolini, Antonio D’Agosto, Wanderson Matheus, Daniella Freire e Renata Paredes.

O evento contou com o apoio da Danúbio Azul, Sagrada Família, Saúde JAlves, Igreja Pentecostal Vitória de Jesus Cristo, KIM e secretarias municipais.

 

Delegados eleitos para representar Cotia na Conferência Estadual: 

  • Representante da Sociedade Civil: Kelen Garcia (titular)
  • Representante da Sociedade Civil: Rita Augusta M.V. de Castro (suplente)
  • Representante do Poder Público: Claudineia Magalhães (titular)
  • Representante do Poder Público: Francisco Lucas Soares da Silva (suplente)

 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar