Chegaram à etapa final os Editais 1/2024, de Fomento para Todas as Linguagens, e 2/2024, de Cultura Viva, lançados pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia para a distribuição de recursos por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Foram meses de trabalho voltados ao desenvolvimento dos editais, oficinas, reuniões, análise dos projetos inscritos e, por fim, seleção das iniciativas que vão movimentar a agenda cultural de Cotia ao longo de 2025.
Os proponentes que tiveram os seus projetos contemplados têm até o dia 17/12/2024 (terça-feira) para entregarem a documentação obrigatória para terem seus nomes confirmados para o recebimento dos recursos. A documentação necessária pode ser consultada AQUI, bem como a relação de projetos contemplados e todas as informações referentes a cada etapa dos editais.
Para o gestor cultural de Cotia, Gilmar Almeida, a sensação é de dever cumprido com a cultura municipal. “Foi um longo caminho percorrido para que pudéssemos garantir um edital democrático e horizontal para que todos e todas pudessem participar de maneira igualitária. Fizemos oficinas de formatação de projeto, foi um trabalho intenso nos últimos meses que resultou em 102 projetos contemplados. Encerro este ciclo muito feliz e com a sensação de dever cumprido”, descreveu Gilmar. “Em 2025, Cotia vai ferver de cultura e arte”, completou.
Os proponentes contemplados cumprirão uma programação cultural em Cotia ao longo de 2025 que percorrerá toda a cidade, especialmente as regiões periféricas, escolas públicas, alcançando crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e toda a população. “Os recursos beneficiam os fazedores de cultura, mas a grande beneficiada é a sociedade, o impacto social é imenso, a cultura e a arte chegam na ponta, teremos projetos periféricos, oficinas, projetos de capoeira. A cultura viva estará com ações continuadas durante os 12 meses de 2025”, destacou Gilmar.
Fazedores de cultura participaram da construção dos editais
Ao longo do ano, a Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia realizou encontros com fazedores de cultura por meio de ‘Diálogos Culturais’, em que o setor cultural foi convidado a participar da elaboração e definição das metas para aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc II no município. A etapa seguinte envolveu a publicação dos editais, recebimentos dos projetos e iniciativas culturais, análise das propostas e, depois de avaliar os recursos, a divulgação da lista final com os classificados, nesta quinta-feira (13/12/2024).
“Um agradecimento especial ao nosso time da Secretaria que foi incansável e muito profissional para que chegássemos à melhor execução e aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc e, com isso, quem vai ganhar é a população”, disse Gilmar Almeida.
Consulte os projetos contemplados em: