Cotia define propostas e elege representantes para etapa estadual da Conferência de Assistência Social

Foram dois dias de muito trabalho, discussões e construção de propostas voltadas à assistência social sob a égide do tema ‘20 anos do SUAS: Desafios e Possibilidades para o Futuro em Cotia’. Assim foi a 15ª Conferência Municipal da Assistência Social de Cotia que aconteceu nos dias 30 e 31 de julho de 2025, ocasião em que foram eleitos os delegados que apresentarão e defenderão as propostas aprovadas na etapa estadual do evento.

A conferência foi coordenada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e contou com a participação de 382 pessoas que se distribuíram em rodas de discussão para a construção democrática das propostas. A mesa de condução dos trabalhos foi composta por: representante/usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; da Organização da Sociedade Civil, e trabalhadores do SUAS. A palestra magna da conferência foi ministrada pelo professor doutor em Educação pela USP, Márcio Masella.

Entre as propostas de níveis municipal, estadual e nacional estiveram a realização de mapeamento contínuo para diagnóstico territorial social de Cotia; implantação de acessibilidade (arquitetônica, tecnológica e de comunicação) nas unidades do SUAS; aumento e estímulo a mais consórcios regionais para serviços especializados para as populações específicas (mulheres em situação de violência, PCDs, PSR e LGBTQIAPN+); criação de uma política nacional de valorização dos trabalhadores do SUAS, de representação das diversidades (LGBTQIAPN+, afro descendente, indígenas, PCDs); construção do Plano Decenal de Assistência social 2026 a 2036 com participação da comissão de trabalhadores do SUAS garantindo a implantação imediata da Vigilância Socioassistencial em garantia dos direitos socioassistenciais.

Também foram definidas as propostas de descentralizar e capilarizar os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltados ao público-alvo e prioritário, como idosos e adolescentes; criação de um fluxo de encaminhamentos que discrimine competências, atribuições e conexões entre serviços, como saúde e educação básica, fortalecendo a intersetorialidade no SUAS e os serviços ofertados pela rede de proteção e garantia de direitos; fortalecimento do Fundo Municipal da Assistência Social – FMAS com audiências descentralizadas, com participação popular para verificação e locação dos recursos onde mais precisam, entre outras.

A conferência contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Social e Periferias, Silvio Cabral; do adjunto da pasta, José Bertuol; e do chefe de gabinete da Prefeitura, Edgar de Souza.

 

Delegados eleitos do município de Cotia

Representantes governamentais:

  • Titular 1: Joelito Ferreira de Carvalho (Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias)
  • Titular 2: Vivian Viana da Silva Arata (Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias)
  • Titular 3: Nyala Henrique dos Santos Jesus (Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias)
  • Suplente: Ícaro Martinez (Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias)

 

Representantes da Sociedade Civil:

  • Titular: Robson Aparecido Dias – representante de Entidade/Organização da Sociedade Civil Vida Casa de Apoio da Granja Viana
  • Suplente: Marília Alves dos Santos – representante de Entidade/Organização da Sociedade Civil (Abrahipe)

 

Represente dos Trabalhadores: 

  • Titular: Martha Aparecida Cavalcante (psicóloga na OSC Pequeno Cotolengo Dom Orione)

 

Representante dos Usuários SUAS

  • Titular: Camila Indalécio – Vida Casa de Apoio

 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar