Fotos: Juliano Barbosa
O 1° Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizado pelo Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência de Cotia (CMDDPcD), em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e Mulher de Cotia, seguindo as orientações dos Conselhos Nacional e Estadual (CONADE e CEAPcD), abordou o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”. O evento aconteceu no dia 27 de outubro, no Auditório da Prefeitura. A vice-prefeita de Cotia, a presidente do CMDDPcD, Sônia Esplendor, e a Secretária Interina dos Direitos Humanos Cidadania e Mulher de Cotia, Olympia Navasques, participaram do fórum.
A abertura foi feita pela conselheira do CMDDPcD, Darlene Pires, que leu o regimento interno e explicou os objetivos e a metodologia do fórum. Em seguida, houve a palestra introdutória com Beto Pereira, jornalista e sociólogo, que é deficiente visual. Ele discorreu sobre o diálogo incisivo a garantia do acesso às políticas públicas, o respeito à diversidade humana, tecnologias assistivas e acessibilidade, comunicação eficaz e universal e a significância da avaliação biopsicossocial.
Camila Indalécio Pereira, deficiente auditiva e visual, é uma figura significativa na luta dos direitos da pessoa com deficiência do município, contou um pouco sobre a relevância do evento. ”A importância desse fórum é movimentar a pessoa com deficiência daqui de Cotia, trazer elas para dentro do conselho e garantir mais acessibilidade. Sem elas a gente não consegue avançar dentro do município, pois elas são a voz deste conselho”.
Durante o Fórum foram eleitos os delegados que representarão Cotia na etapa estadual foram: Benilton Silva Freitas, Camila Indalécio Pereira, Michele Cristina da Conceição de Jesus, Gustavo Soares Silva, Darlene Maria Pires, Márcia Buava Ribeiro Soares, Olympia Graça de Navasques Marcelino e Edinaldo João dos Santos.