A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, advento ao Circuito Municipal Ambiental, realizou dois simbólicos plantios de mudas na região. Em sua primeira ação, carimbada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), em parceria com o Colégio Sidarta, a equipe do Verde, juntamente com os estudantes e professores do colégio, plantaram dez mudas. Ipês amarelos e roxos, aleluias, pitangueiras e urucuns complementaram o paisagismo escolar.
A ação valorizou o cuidado e preservação ambiental para com a cidade e, também, trouxe mudas chamativas às abelhas no intuito de auxiliar um projeto pedagógico que os alunos do 2° ano estão efetuando durante o semestre. “A gente está estudando sobre as abelhas, e pela parceria com a Prefeitura, as mudas irão auxiliar, justamente, com processo do nosso projeto”, disse Pâmela Freire, professora do 2° ano do Colégio Sidarta.
Antes do plantio, sentados em círculo, as crianças ouviram o secretario, Agnaldo Gomes, sobre a importância de cuidar, do trabalho em equipe e sobre diversos fatores ambientais relacionados as mudanças climáticas, aquecimento global, entre outros. “Eu acredito que a prática se dá na experiência de vida, e é com essa vivência que eles levam, de fato, uma aprendizagem”, completou a educadora Pâmela.
Já no dia 06 de junho, os colaboradores da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente se mobilizaram em prol do projeto ‘Florindo Cotia’. Foram plantadas mudas ornamentais com o intuito de preservar o jardim frontal do CAC (Centro Administrativo de Cotia).