Na quarta-feira (27/10), aconteceu o encerramento da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, coordenada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD), Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia. Durante o encerramento, aconteceu a votação de todas as propostas apresentadas durante os encontros que aconteceram nos dias 5, 7 e 27 de outubro, além da eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual da conferência.
O tema da II Conferência foi “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência”, com os eixos: 1- estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; 2- garantia do acesso das pessoas com deficiência para a construção de políticas públicas; 3 – financiamento de políticas públicas para a pessoa com deficiência; 4- Direito e Acessibilidade e, 5 – Desafios para a Comunicação Universal.
“Mais uma conferência realizada com sucesso. Cotia segue rumo à construção de políticas públicas locais e nacionais que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência e que garanta os seus direitos na sociedade”, disse Mara Franco, titular de Desenvolvimento Social.
A abertura oficial do dia 27/10 contou com a presença da vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, da presidente do CMDDPcD, Darlene Pires, e da conselheira Camila Indálecio.
No dia 5/10, a abertura oficial contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Roberto Mastromauro, Ângela Maluf, representante da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB, Leandro Mathias, presidente do conselho e conselheira. Teve ainda, palestras com Sonia Explendor, Cecilia Moura, Leandro Mathias e Roberta Carvalho.
O CMDDPcD é composto por: Luís Gustavo (Saúde), Fernando Costa (Saúde), Agnaldo Araújo (Obras), Heloisa Pereira (Obras), Darlene Pires (Desenvolvimento Social), Edivânia Almeida (Desenvolvimento Social), Roberto Pedroso e João Farias (Indústria, Comércio e Empreendedorismo), Sônia Esplendor (sociedade civil), Juliana Alexandrino e Marisa Martins (representante de prestadora de serviço na área da pessoa com deficiência), Camila Indalécio, Eliana Stephano e Gabriel Esplendor (representantes da pessoa com deficiência).