Quinta colocada na classificação geral da Segunda Divisão no ano passado, Cotia se prepara este ano para superar a marca na 61ª edição dos Jogos Regionais, que acontece em São Bernardo do Campo. A cidade participa do torneio desde 1997 e estreia no próximo dia 19 para disputar medalhas em 18 modalidades com outros 30 municípios da Grande São Paulo e Baixada Santista.
A delegação tem 200 pessoas, sendo 30 da comissão técnica e 170 atletas. Entre as modalidades a serem disputadas estão atletismo (feminino e masculino), biribol (masculino), capoeira (feminino e masculino), futebol (masculino), futsal (masculino), ginástica rítmica (feminino), judô (feminino e masculino), karatê (feminino e masculino), taekwondo (feminino e masculino), vôlei de praia (feminino e masculino) e voleibol (feminino e masculino).
Na edição passada, Cotia ficou atrás de Carapicuíba, Mauá, Diadema e Peruíbe. Por modalidades, também geral, garantiu a liderança com a medalha de ouro na ginástica rítmica e vôlei de praia feminino, taekwondo feminino e masculino, judô e karatê masculino. O segundo lugar foi para capoeira feminino e masculino, judô e karatê feminino, além da terceira colocação no atletismo feminino.
“Este ano a competição está mais acirrada, pois o regulamento mudou e as duas divisões irão disputar juntas. No entanto, pelo empenho dos atletas em todas as modalidades acreditamos que será possível trazer bons resultados para Cotia”, destacou o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Givaldo da Costa.
Jogos
A competição é realizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado e visa desenvolver a prática esportiva nos municípios, que estão divididos em oito regiões esportivas, sendo a 1ª São Bernardo do Campo (da qual Cotia faz parte), 2ª Caraguatatuba, 3ª Lençóis Paulista, 4ª Americana, 5ª Sertãozinho, 6ª Andradina, 7ª Osvaldo Cruz e 8ª Sorocaba.
O torneio também é classificatório para os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, cuja data e local ainda não foram divulgados.
Neste ano, os Jogos Regionais contam com algumas novidades. O modelo de classificação por Primeira e Segunda divisões está encerrado. Cotia participava apenas da Segunda Divisão e as cidades mais fortes, aquelas que tinham atletas contratados de outras cidades e até mesmo da seleção, disputavam na Primeira. Porém, o vínculo entre atleta e município voltou a ser obrigatório. Assim, as contratações não podem mais ocorrer e a disputa segue mais justa, com os municípios em uma única divisão.
Pela primeira vez skate street e badminton farão parte das competições e vão se juntar a atletismo, atletismo ACD, basquete, biribol, bocha, ciclismo, capoeira, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação ACD, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.