A Secretaria da Saúde de Cotia promove de 2 a 20 de março nas 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), situado à Avenida Rotary, 40, ao lado da Prefeitura, e na Policlínica a Campanha de Prevenção à Tuberculose.
Neste período, profissionais de saúde farão ações educativas nas unidades com o objetivo de divulgar os sintomas da doença para a população e assim melhorar a detecção de casos na rede pública municipal. Nas unidades também serão distribuídos folders e afixados cartazes com informações sobre a doença.
Todas as pessoas que passarem pelas unidades e apresentarem tosse contínua com secreção serão orientadas a fazer a coleta de escarro para exame de baciloscopia.
Os profissionais de saúde também visitarão instituições de longa permanência, como os asilos, e empresas com orientações sobre a tuberculose.
Em 2016 foram notificadas e tratadas 93 pessoas, das quais sete foram a óbito. Este ano já foram confirmados 16 caos, com dois óbitos.
Em geral, a doença afeta pessoas com baixa imunidade em razão de alguma enfermidade, usuários de drogas, alcoólatras e pessoas com desnutrição grave.
Entre alguns dos sintomas da tuberculose estão a tosse com secreção, emagrecimento, febre no período vespertino e cansaço acentuado. O tratamento dura seis meses, é feito com antibióticos, e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente é tratado na própria unidade onde é atendido.