No período, a Settrans realizou diversas ações educativas e informativas em vias de grande movimento de motoristas e pedestres
Nesta semana, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito divulgou os dados do Sistema Infosiga SP – estatística de mortes por acidente de trânsito em todo o estado de São Paulo – e os números mostram que Cotia teve um mês de julho tranquilo, ao menos nas vias municipais, já que nenhum óbito em decorrência de acidente viário foi anotado no mês. O resultado foi muito comemorado pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans), uma vez que, nos dois meses anteriores, a cidade contabilizou um óbito por mês em vias municipais.
O resultado é apontado pela Settrans como reflexo das ações educativas e preventivas realizadas pela equipe de educação no trânsito, previstas na Campanha Permanente de Educação para o Trânsito, instituída pelo prefeito Rogério Franco, no início de 2017. “Como julho foi mês de recesso escolar, não tivemos agenda nas escolas, focamos nossas ações em vias de grande movimento de pedestres e veículos”, destacou o titular da Settrans, Joaquim Brechó.
As ações envolveram a distribuição de materiais educativos para pedestres e motoristas, durante o fechamento de semáforos, além de alertas a motoristas e pedestres flagrados desrespeitando a sinalização e a travessia segura, que deve ser feita na faixa. “Infelizmente, as nossas ações se limitam às vias municipais, mas o grande cenário de acidentes com vítimas fatais em nossa cidade é a Raposo Tavares, mas não temos autonomia para atuar na rodovia com ações preventivas”, disse Brechó.
Os dados do Infosiga-SP de julho mostram que quatro pessoas morreram em decorrência de acidente de trânsito em Cotia, todas na rodovia Raposo Tavares.