Coordenadores administrativos se voluntariaram em ação que busca melhorar o ambiente das Unidades
Baseada na Metodologia do 5S, a Secretaria de Saúde de Cotia deu início à uma verdadeira força-tarefa que visa diminuir desperdícios, otimizar e organizar espaços, aumentar produtividade e humanizar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O projeto piloto começou pela UBS do Portão e seguirá para Caucaia do Alto e Atalaia, antes de ser estendida a todas as Unidades.
Os 5S fazem referência às palavras japonesas Seiri (senso de utilização e de descarte); Seiton (senso de ordenação); Seisou (senso de limpeza); Seiketsu (senso de saúde) e, Shitsuke (senso de autodisciplina). Estes ensinamentos ganharam forma com a conclusão do projeto na UBS do Portão, na tarde desta quarta-feira (16/08). Servidores voluntários retiraram móveis e objetos sem serventia, cartazes e outros informes colados em paredes e portas que imprimiam poluição visual, fizeram pequenos reparos e colocaram nova identificação nas salas.
O espaço ficou mais bonito e funcional com o redimensionamento de mesas, cadeiras, entre outros. A administração, por exemplo, antes na entrada da Unidade, foi transferida para uma sala ao fundo e a recepção ganhou controle de acesso para organizar o fluxo de pessoas. “As pessoas chegavam e circulavam por todo espaço. Gerava muita conversa, atrapalhavam os funcionários. Agora só estará em frente ao consultório ou à sala de enfermagem, o paciente que aguardar atendimento”, explicou a subsecretária da Saúde, Ângela Maluf.
Mas o projeto envolveu mais do que o ambiente e disposição dos serviços. Também foi feito um trabalho de sensibilização dos funcionários para padronização e humanização do atendimento.
A força-tarefa foi convocada pelo titular da Saúde, Magno Sauter, e abraçada pela coordenação das UBS’s e pelos funcionários. O objetivo do secretário é levar a Metodologia dos 5S a todas UBS’s e, a partir daí, iniciar o monitoramento para garantir a manutenção. O secretário informou ainda, que o próximo passo será a pintura de toda a unidade pela Secretaria de Obras.