Iniciativa vai trabalhar com os alunos diversos assuntos, entre eles, alimentação saudável e preservação dos recursos naturais
Nesta segunda-feira (22/04), quando é celebrado o Dia Mundial da Terra, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou o “Projeto Horta nas Escolas”. O Centro Educacional Tereza Rivera da Silva, no Parque Turiguara, foi a unidade escolhida para a estreia do projeto que passará por diversas escolas levando informação sobre alimentação saudável, preservação dos recursos naturais, entre outros.
O Dia Mundial da Terra foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para alertar sobre a responsabilidade coletiva em relação ao planeta. Sob este prisma, a Prefeitura de Cotia quer despertar nos alunos a vontade de cuidar do planeta e de preservar os seus recursos naturais. No lançamento do Projeto foram lidos poemas relacionados à Terra, os presentes cantaram o Hino da Terra e cada turma recebeu a medalha simbólica de “Protetor do Meio Ambiente”.
“Agradeço muito a parceria com a nossa escola”, disse a diretora da escola, Regiane Trindade. “Este é um dia muito especial e este projeto fortalece os ensinamentos para as crianças cuidarem da Terra que é a casa de todos”, completou. O projeto contou com o apoio da BioMix que doou todo o composto orgânico para enriquecimento da terra.
Algumas mães participaram do lançamento do projeto. Entre elas a Tatianna Raquel Lucas. “As crianças vão ter contato com a terra, vão plantar, ver crescer, comer um alimento com qualidade. Tem a parte educativa que vai despertar consciência ambiental nos pequenos. Adorei”, disse Tatianna, que é estudante de Gastronomia e se preocupa com a qualidade do alimento que põe à mesa. Além de hortaliças, também foi plantada uma muda de Araçá na escola.
O Secretário de Meio Ambiente e Agropecuária, Gustavo Gemente, afirmou que a data foi oportuna para a estreia do Projeto. “[data] é uma chance de reafirmarmos a nossa responsabilidade para promovermos a harmonia com a natureza em um tempo em que nosso planeta está sob ameaça da mudança climática, exploração insustentável dos recursos naturais e outros problemas causados pelo homem “, comentou o secretário.
Fotos: Vagner Santos