O município de Cotia acaba de dar mais um salto no atendimento às pessoas com deficiência. Em janeiro, a administração municipal passou a oferecer o Serviço de Inclusão para Pessoas com Deficiência, no âmbito da Proteção Social Básica e Média Complexidade – iniciativa inédita dentro deste tipo de serviço no município. Até então, era oferecido um formato de serviço de convivência para este público. Para ter acesso ao atendimento, é preciso procurar o CRAS [Centro de Referência de Assistência Social] mais próximo.
O serviço de convivência presta atendimento às pessoas com deficiência e às suas famílias por meio de atividades de convivência, cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos e ampliação das relações sociais, além de apoio e orientação aos cuidadores, familiares. Também é feita a promoção do acesso a serviços e tecnologias assistivas de autonomia.
“O objetivo central deste serviço é promover a autonomia do indivíduo, proporcionar melhoria na qualidade de vida sem deixarmos de lado os seus cuidadores e familiares”, disse Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social. Ela explicou que, além do trabalho social de acolhida, escuta, informação sobre direitos, articulação da rede de serviços socioassistenciais, também é realizado o trabalho socioeducativo elaborado de acordo com a faixa etária da pessoa com deficiência.
As atividades no local envolvem oficinas socioeducativas e lúdicas sempre focadas no desenvolvimento da autonomia e habilidades dos assistidos. Os participantes recebem lanche com padrões nutricionais adequados e, caso haja restrição alimentar, o lanche é ajustado.