A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Cotia deu início aos preparativos para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Desde o final de setembro, os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) têm realizado pré-conferências com a participação de beneficiários de programas de transferência de renda, presidentes de Sociedades Amigos de Bairro, além de representes de escolas e Organizações da Sociedade Civil.
O objetivo é garantir a participação popular na construção de propostas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes que serão apresentadas na XI Conferência Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente, no dia 29 de novembro, com debate sobre a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. A Conferência será realizada pela SDS e pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente.
As discussões e propostas nesta fase preparatória giraram em torno dos eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
“É fundamental termos o engajamento das OSC’s e da sociedade como um todo. Juntos conseguimos discutir e listar as melhores propostas e continuarmos avançando em políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes”, disse Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social.
A próxima pré-conferência está marcada para o dia 25 de outubro, no CRAS Jardim Sandra. A programação já passou pelos CRAS Jardim Japão, Monte Serrate, Mirizola, Recanto Suave e Caucaia do Alto.