Cotia vai inaugurar casa de abordagem na região central e ampliar atendimento a pessoas em situação de rua

Na sexta-feira (12 de setembro de 2025), às 10h, a Prefeitura de Cotia vai inaugurar a Casa de Acolhimento e Abordagem ‘Pastor Lídio e Poeta Caju’, na rua Catarina Etelvina, 214, Vila São Francisco, região central. Com o novo espaço, a administração municipal amplia o serviço municipal de atendimento a pessoas em situação de rua. A gestão informou que, a partir do dia 12, encerrará as atividades no alojamento provisório que está funcionando para pernoite no Cecap.

A Casa de Acolhimento e Abordagem vai funcionar todos os dias, 24h, e no local haverá possibilidade de atendimento psicológico, com assistente social de forma individual, além de oficinas em grupo. O local também disponibilizará acolhimento, banho, produtos de higiene pessoal, café da manhã, almoço e jantar.

As acomodações para pernoite têm capacidade para 20 pessoas, mas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias, este número pode ser ampliado. Haverá separação de dormitórios masculino e feminino e espaço pet.

Atualmente, a Prefeitura mantém o serviço de acolhimento em parceria com uma instituição, em Caucaia do Alto. No local, a administração municipal oferece 50 vagas de pernoite e 50 vagas centro dia, com encaminhamento via abordagem e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 

 

Serviço

Inauguração da Casa de Acolhimento e Abordagem ‘Pastor Lídio e Poeta Caju’

Dia 12 de setembro de 2025, às 10h

Rua Catarina Etelvina, 214, Vila São Francisco

 

Pastor Lídio: foi um pastor Pentecostal que cuidava da Escola Dominical da Igreja Pentecostal Vitória de Jesus. Em sua jornada, realizou um trabalho de destaque junto à população em situação de rua, fornecendo alimento e fazendo um trabalho de evangelização.

Poeta Caju: foi uma pessoa que viveu em situação de rua na cidade de Cotia. Era conhecido na região central da cidade e era facilmente encontrado atrás da Praça da Matriz fazendo poemas e rimas e, apesar de sua condição de vulnerabilidade, passava muita alegria para as pessoas que paravam para ouvi-lo.

 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar