Desde os dinossauros até os porquinhos da fazenda, o C.E Danielli Albuquerque Mathias, situado no bairro Altos de Caucaia, desenvolveu o projeto ‘Amigo Bicho’ no decorrer deste 2º semestre com o intuito de despertar a curiosidade, a observação e o respeito com o meio ambiente. Salas e corredores se transformaram em ricos espaços naturais, para que todas as temáticas e materiais formulados sobre a diversidade da fauna e da flora fossem expostos de maneira lúdica, atrativa e educativa.
Os novos observadores da natureza puderam aprender através do toque, das cores e tintas, das texturas, da música e literatura. Os alunos do Maternal I, por exemplo, juntamente com a professora Vanessa Tobias, trabalharam os animais do fundo do mar. Com a ajuda dos professores Evandro e Vanessa Nunes, a singularidade da metamorfose da lagarta foi vista e aprendida de perto pelo Jardim II B e C. A Era Jurássica foi afirmativa pelas experiências vulcânicas e pelos fósseis escavados pelo Jd. II A da professora Jaqueline.
O projeto também ampliou as perspectivas didáticas do conhecimento disseminando os trabalhos para áreas externas do âmbito pedagógico. Algumas turmas visitaram galinheiros e conheceram novos animais através da ajuda de pais e moradores do entorno da unidade escolar. “Este tema colaborou com o desenvolvimento da empatia e da responsabilidade, porque quando as crianças cuidam dos bichinhos elas aprendem a cuidar das pessoas e a dar valor para as pequenas coisas”, avaliou a professora Vanessa Tobias.
Os “Amigos Bichos” que ajudaram no processo do projeto foram: a tartaruga, o porquinho, o cavalo, a galinha, o sapo, a lagarta – que logo virou uma borboleta -, as abelhas e joaninhas, a formiga e o tatu. Além disso, toda a equipe administrativa, técnica e auxiliar do C.E Danielli abraçou e se empenhou nesta jornada pedagógica.