segunda-feira, março 10, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Cuidados devem ser redobrados contra o mosquito da dengue

Compartilhe esta notícia:

O verão é a temporada preferida para o Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela. Por isso, é hora de reforçar os cuidados contra a proliferação do mosquito – esta ainda é a forma mais eficaz de evitar as doenças.

Em casa, tampe os tonéis e caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais; e retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

 Na área externa de casas e condomínios, cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; e verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

É muito importante, também, que os cidadãos deixem o agentes da saúdes vistoriarem sua casa. Eles são oficialmente identificados e treinados para caçar e eliminar mais eficazmente qualquer foco do Aedes aegypti.

Não deixar que o agente faça o trabalho dentro de sua casa é um gesto que pode comprometer não apenas sua família, mas todos os vizinhos à sua volta. É um ato desumano e de irresponsabilidade.

O “flagrante” de larvas do Aedes aegypti por agentes não gera multa ou qualquer tipo de punição.