O atleta fisiculturista Juscelino Santos Nascimento, o popular Jussa, de 46 anos, representará Cotia e o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, em julho, no Peru. Morador do Jardim Lina, o cotiano garantiu a sua vaga no Pan depois de vencer o Campeonato Pan-Americano de fisiculturismo, em novembro de 2018, na Guatemala. Desde 2016, o fisiculturismo faz parte do programa oficial dos Jogos Pan-Americanos e, na edição deste ano, contará com competidores de 19 países, totalizando 32 atletas, entre masculino e feminino. Jussa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, que concedeu a Bolsa Atleta para o fisiculturista.
Os Jogos Pan-Americanos acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto, e a competição de fisiculturismo está marcada para o dia 10 de agosto. Até lá, o Jussa não dá trégua aos treinos diários. Além de horas na academia, pegando pesado, o atleta segue uma rigorosa dieta. “Alimentação é livre de óleo, açúcares. Quase que exclusivamente consumo batata, peito de frango, arroz e ovos sem gema”, disse o atleta.
Jussa é experiente e, se repetir o desempenho do Campeonato Pan-Americano, é um forte candidato ao pódio nos Jogos. O cotiano coleciona vitórias e, entre outros títulos, é bicampeão Pan-Americano de fisiculturismo, bicampeão Sul-americano, vice-campeão sênior até 70kg, tetra brasileiro e está entre os melhores do mundo.
Além de Juscelino, o Brasil terá a fisiculturista brasileira Carla Lobo na disputa por um lugar no pódio dos Jogos Pan-Americano.