Durante as manhãs de segunda-feira (06) e terça-feira (07/01/2025), profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social de Cotia realizaram as primeiras abordagens a pessoas em situação de rua do ano.
Dezenas de pessoas foram abordadas pela equipe que fez os cadastros delas, falaram sobre o serviço de acolhimento oferecido pela Prefeitura e atuaram na construção e fortalecimento de vínculo entre elas e o poder público para que seja possível a sua reinserção à família, ao mercado de trabalho e ao atendimento médico, conforme o caso.
A ação aconteceu na região central, Jd. Nova Coimbra, Portão, Atalaia, Caucaia do Alto e duas pessoas aceitaram o encaminhamento para o serviço de centro dia e pernoite.
De acordo com o Secretário Dr. César Rossi, as ações acontecerão o ano todo. Além de identificar as pessoas que se abrigam sob viadutos, praças e outros locais da cidade, o serviço de abordagem busca auxiliá-las com a emissão de documentos, localização de algum familiar, orientações, encaminhamentos, entre outros, sempre com o objetivo de reinseri-las de forma digna à sociedade e à família.
O chefe de gabinete, Luciano Marinho, coordenou as abordagens e falou sobre a importância desta medida. “É um trabalho de longa duração, onde vamos investir na confiança, na construção de vínculos, para que a pessoa aceite a nossa intervenção e consiga a retomada da autonomia, da dignidade e qualidade de vida”, afirmou.