Pela passagem do Dia Mundial da Saúde Mental (10/10), Cotia realizou evento, no Movimenta Cotia
“Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos”. Este foi o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pela passagem do Dia Mundial da Saúde Mental 2018, lembrado em 10 de outubro. E esse também foi o assunto-base da palestra ministrada pelo Psiquiatra Messias Liguori Padrão, coordenador da Saúde Mental de Cotia, na manhã de quinta-feira (11/10), no Espaço Movimenta Cotia.
Dezenas de pessoas, entre pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e familiares participaram do encontro, assistiram palestras, fizeram meditação e protagonizaram os ‘Jogos Teatrais’, conduzido por um profissional da educação física. “A maioria dos transtornos mentais é por ansiedade, pânico, falta de habilidade para lidar com adversidades. Ao invés de só passar no médico e pegar o remédio, que é o caminho mais fácil, hoje já se aplica as práticas integrativas com multiprofissionais que são plataforma para essas pessoas saírem da condição inicial”, disse Messias. Ele destacou a necessidade de o Governo do Estado instalar leitos psiquiátricos no Hospital de Cotia. “É um dos hospitais mais antigos da região e ainda não foi contemplado”, destacou.
A terapeuta ocupacional e coordenadora técnica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II Adulto), Daniela Cheli Caparroce, contextualizou como eram as práticas de atendimento em saúde mental e a evolução que passou ao longo dos anos. “Saúde mental não é ausência de doença, tem mais a ver com bem-estar, capacidade de lidar com dificuldade, possibilidade de se inserir no trabalho e nas relações”, disse. “No passado, havia reclusão. Com o passar do tempo, vivenciamos a reforma da Psiquiatria, em Santos, a luta antimanicomial para extinguir manicômios, a Lei Paulo Delgado, os serviços substitutivos e, hoje, o nosso sonho é que hajam leitos psiquiátricos em todos os hospitais”, completou Daniela.
As atividades foram conduzidas pelos profissionais Fagner de Paiva (Jogos Teatrais), Bruno Rabechini (Meditação), Mara de Carvalho (falou sobre Terapia Floral), Maria do Carmo (oficina de boneca Abayomi). Peças de artesanato produzidas por pacientes do CAPS estavam expostas no ‘Bazar do CAPS’, montado no evento.
A Secretária Adjunta de Saúde, Ângela Maluf, participou da programação e agradeceu o apoio da atual gestão com a promoção da saúde em todas as formas. “Este foi o primeiro evento voltado ao Dia da Saúde Mental, em Cotia. Quero agradecer ao prefeito Rogério Franco pelo apoio e pela liberdade de trabalho. Obrigada especial também à presidente do Fundo Social, Mara Franco, que gentilmente cedeu o espaço para as nossas atividades”, disse.
O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health), em 1992, para chamar a atenção para a questão da saúde mental global, colocando-a como uma causa comum a todos os povos, independente de aspectos culturais, políticos ou socioeconômicos.
Fotos: Divulgação Secom Cotia