Prestes a completar seis meses de funcionamento, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funciona em parceria com o Instituto Paulus, no Parque Municipal Granja Carolina, atende 105 pessoas com idade a partir de 60 anos em atividades culturais, artísticas e esportivas que promovem acolhida de convívio familiar e comunitário.
As atividades acontecem de segunda a sexta-feira e têm duração média de uma hora cada. Não há limite de atividade por idoso, ou seja, tendo vaga, ele pode participar de quantas atividades desejar. O SCFV faz parte do escopo da Proteção Social Básica do SUAS, regulamentado pela Resolução CNAS 109/2009.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias de Cotia, responsável pela parceria com o Paulus, o serviço possui caráter preventivo, protetivo e proativo, frente a situações de vulnerabilidades e riscos sociais relacionais que possam resultar em rompimento dos vínculos familiares e comunitários. Além disso, o SCFV estima o desenvolvimento de autonomia da pessoa idosa, realizando um trabalho para aquisição de competências pessoais básicas e relacionais pelos participantes.