Nessa quarta-feira (13/09), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPcD), vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, Cidadania e Mulher de Cotia, realizou a sua reunião mensal e contou com a presença de representantes da comunidade surda de Cotia que participam do Serviço de Inclusão para Pessoas com Deficiência – SINPcD, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Casa de Apoio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Por ocasião do Dia Nacional do Surdo (26/09) e pela passagem do Movimento Setembro Surdo (que luta por direitos da comunidade surda), o tema central da pauta foi exatamente os desafios, experiências e conquistas voltadas para pessoas surdas.
Por meio do SINPcD, a Prefeitura de Cotia atende crianças, adolescentes e adultos com oficinas, rodas de conversa, atendimento psicossocial, entre outros, tudo oferecido por pessoas capacitadas para promover inclusão e comunicação assertiva e eficiente com pessoas surdas. Há inclusive, um intercâmbio entre pessoas surdas e não surdas para que haja interação e inclusão entre todos.
“Entendemos que há muito a ser feito, mas temos avançado rumo à inclusão. Colocamos intérprete de LIBRAS nos eventos para que haja acessibilidade, temos o Projeto Além do Som, que entrega aparelhos auditivos gratuitamente para pessoas que têm indicação de uso, estamos atentos às demandas do conselho com o objetivo de avançarmos cada vez mais”, disse Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social e gestora da parceria com a Casa de Apoio.
A presidente do CMDDPcD, Sônia Esplendor, comandou a reunião que abordou outros assuntos importantes, como o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22/09) e do Dia Internacional da Língua de Sinais (23/09). O conselheiro e atleta Gabriel Biaggi falou sobre a sua experiência e conquistas como atleta com deficiência. Teve ainda, a participação dos jovens surdos Otávio, Gustavo e Sandra que dividiram suas histórias e destacaram a importância de projetos de inclusão, equipamentos acessíveis, a presença de intérprete de LIBRAS nos atendimentos, da mesma forma que ocorre na reunião e nos eventos da Prefeitura.