Por meio de uma parceria com o Instituto CCR, a Secretaria de Educação recebeu o projeto ‘Ler é uma Viagem’, no CEUC, em Caucaia do Alto
Dezenas de professores, diretores e coordenadores escolares da rede municipal de Cotia participaram da oficina performance de leitura compartilhada do projeto Ler é uma Viagem, que conta com apoio do Instituto CCR, no Centro Educacional Unificado de Cotia (CEUC), em Caucaia do Alto, com o apoio da Secretaria de Educação. A oficina aconteceu em dois turnos, manhã e tarde, desta terça-feira (21/11).
O objetivo do projeto é construir estratégias de incentivo à leitura desconstruindo mitos. Segundo Élida Marques, atriz, professora, produtora cultural e idealizadora do Ler é uma Viagem, o projeto quer romper com paradigmas e mostrar que leitura é participação livre. “Queremos mostrar que quando uma pessoa lê, a criança não precisa ficar parada, em silêncio. Isso é arriscado, ela pode não entender, não se interessar. É preciso participar, interagir, dizer o que não entendeu, ser prazeroso”, disse.
E durante a oficina performance, que abordou Dom Quixote, do autor Miguel Cervantes, e o seu fiel escudeiro, Sancho Pança, os educadores de Cotia puderam conhecer um pouco mais sobre um novo jeito de contar histórias e incentivar a leitura usando recursos com música, dança e interpretação. “O projeto esteve aqui em 2015 e acho que agora está mais dinâmico e interativo. Gostei muito”, disse a professora Adriana Prado. “Acredito que é possível adotarmos este modelo para nossas crianças, claro, com algumas adaptações, mas é possível”, avaliou.
Além de Élida Marques, a apresentação contou com a performance de Camila Luiza, atriz, professora de teatro, produtora e arte educadora e, Eduardo Contrera, músico e percussionista.