Faixa etária foi ampliada somente em cidades com doses de vacina com vencimento em setembro deste ano
A Secretaria da Saúde de Cotia está vacinando meninos com idade entre 11 e 14 anos contra HPV. A dose quadrivalente protege contra os quatro tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após tomar a vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.
Na sexta-feira (18/08), o Ministério da Saúde determinou a ampliação das doses para homens com idade até 26 anos, desde que o município tenha lote de doses com vencimento em setembro deste ano. A Secretaria de Saúde de Cotia, no entanto, não se enquadra nesta ampliação, já que os lotes disponíveis no município vencem apenas em 2018.
A vacina contra o HPV, o papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e previne além do HPV, cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas geniais, além de contribuir para o aumento da proteção também nas meninas, impactando nas próximas décadas o perfil epidemiológico das infecções atribuíveis ao HPV em ambos os sexos.