Dezenas de enfermeiros da Atenção Básica da rede municipal de saúde de Cotia participaram do primeiro encontro de capacitação sobre o ‘Marco do Desenvolvimento Infantil’ e ‘Instrumentos para diagnóstico precoce dos casos de autismo’. A capacitação foi oportunizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A parceria começou a ser construída em abril deste ano.
No encontro de sexta-feira (28/06), a professora doutora do Programa, Maria Cristiana Triguero Veloz Teixeira e a mestre e doutoranda do Programa, Nadia Maria Giaretta Ranalli, aplicaram um questionário aos profissionais de enfermagem que servirá para diagnosticar o conhecimento de cada um em Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O primeiro encontro foi acompanhado pelo Secretário de Saúde Magno Sauter e pela Secretária da Mulher, Ângela Maluf, que, à época da formalização da parceria, era secretária adjunta de saúde e encabeçou o projeto. “Este é um dia histórico para a nossa cidade, para a saúde mental. Estou muito feliz”, disse Ângela.
O titular da Saúde agradeceu às profissionais do Mackenzie e disse que Cotia começou a corrigir um problema que se arrastou por anos no serviço público. “Por anos e anos o serviço público deixou de atender este público e vamos corrigir isso com proposta terapeuta adequada. Agradeço a todos os presentes e, em especial, a estas profissionais que estão cedendo os seus conhecimentos de forma gratuita para Cotia”, disse Magno Sauter.
Fotos: Divulgação