Fotos: Vagner Santos
Os secretários municipais também ouviram demandas e estabeleceram um canal de diálogo com as mães para construírem novos projetos
No mês em que se lembra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo [dia 2 de abril], a Prefeitura de Cotia – representada pelas secretarias de Comunicação, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social – e a Câmara Municipal receberam o grupo ‘Mães que Lutam’, composto por mães e pais de autistas. No encontro, que aconteceu na Câmara, os representantes das Secretarias falaram sobre os avanços no atendimento ao autista e o que ainda está por vir.
Na área da Saúde, o titular da pasta, Magno Sauter, destacou que o CAPS Infantil mudará para a região central em local com melhores condições para atendimento e sala sensorial. A grande novidade é contratação da especialista em neurodesenvolvimento, Nádia Giaretta, que assume a coordenação do local. Nádia será responsável por um projeto de capacitação de todos os colaboradores do CAPS Infantil, sobre autismo e, em parceria com a Educação, estenderá a sensibilização para a rede municipal de ensino e também para as UBS’s.
Outro ponto positivo apresentado por Sauter é o fato de o CAPSI passar a contar com profissionais destacados, ou seja, especialistas permanentes e não mais compartilhados com outras unidades de saúde. Ele citou o Projeto Acolher que faz um trabalho com os autistas e familiares e a Terapia Integrativa na Atenção Básica via telemedicina, uma iniciativa pioneira, para atender autistas em suas residências.
Ao ouvir dos pais que a população não compreende as reais necessidades e direitos dos autistas, o Secretário de Comunicação, Marcos Menão, apresentou uma proposta de campanha de conscientização. Segundo ele, o trabalho contará com a participação ativa do grupo e deve circular os canais oficiais da Prefeitura, bem como a mídia local.
O Secretário de Educação, Luciano Corrêa, destacou o trabalho de sensibilização sobre autismo que já vem sendo feito na rede e que será reforçado e ampliado em parceria com a Saúde. Por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social, o adjunto Roberto Mastromauro, destacou o trabalho feito no cadastro da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), com mais de 220 emitidas.
O presidente da Câmara, vereador Celso Itiki, afirmou que o Legislativo promoverá uma palestra sobre autismo para conscientizar a população, por meio da Escola do Parlamento. Uma nova reunião com vereadores e outros secretários municipais está programada para semana que vem.