No dia 8/12/2023, a Secretaria de Educação de Cotia realizou a IV Mostra AEE, no Centro Administrativo de Cotia (CAC). Foram apresentados projetos desenvolvidos pelos alunos com deficiência atendidos pelos núcleos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais. Quem passou pela mostra aprendeu e se emocionou.
Reunindo 18 turmas de escolas da rede municipal, a ‘IV Mostra AEE’ envolveu projetos como: Contos de fadas, Robótica com Sucata para Iniciantes, Poesias Dobradas, Era uma Vez um Gato Xadrez, Sistema Solar, Música, Minha Identidade, Minhas Produções, Cigarra e a Formiga.
O pequeno Luan Henrique é deficiente visual e encantou os presentes ao declamar poesias e fazer uma apresentação musical. Outra aluna, a Maria Eduarda Magalhães, também é deficiente visual. A Duda, como é conhecida, leu um texto autoral, escrito em braile, e também expôs o seu projeto de empreendedorismo premiado internacionalmente. “[A premiação internacional] é importante para ensinar as pessoas a acreditarem na capacidade das pessoas com deficiência”, disse Duda.
O Secretário de Educação, Luciano Corrêa, parabenizou professores e alunos. “Parabéns a todos os envolvidos com esta mostra que é apenas um pedacinho do que vocês fazem no dia a dia no AEE [Atendimento Educacional Especializado]. A nossa rede de ensino tem avançado muito na educação e sabemos que este avanço passa por capacitação e grandes projetos que são desenvolvidos nas escolas”, disse Luciano.
A mostra também contou com a apresentação do sensei Marco, do Instituto Mundo Melhor, que falou sobre os benefícios do judô para crianças com deficiência. “O judô auxilia na disciplina, sociabilidade, autocontrole, responsabilidade, paciência, respeito ao próximo e muitos outros benefícios. O Breno [aluno de judô] se desenvolveu muito e tem tido muitas conquistas no judô”, disse.
O Breno é um garoto de 9 anos diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Pratica judô e coleciona medalhas em diversas competições. Sua mãe, Suellen Gonçalves, falou sobre o livro ‘Super Breno vencendo o vilão Sem Foco’. “O Breno gosta muito de super-heróis, então, eu sempre disse pra ele que ele é um herói e que pode vencer vilões. No primeiro livro estamos falando do ‘Sem Foco’, um vilão com o qual o Breno tem que lutar todos os dias. A gente buscou contar a história de uma forma que possa ajudar outras pessoas”, disse Suellen.
“Super Breno vencendo o vilão Sem Foco” está disponível na plataforma Hotmart pelo preço simbólico de R$ 4,99. A Duda também tem uma lojinha de bijuterias no Instagram @duda.brasilmarquesmagalhães.