Treinamento aconteceu durante o 3º Seminário Mentalidades Matemáticas, promovido pelo Instituto Sidarta e pelo Itaú Social nos dias 26 e 27 de outubro
Nos dias 26 e 27 de outubro, professores da rede municipal de ensino de Cotia participaram do 3º Seminário Mentalidades Matemáticas, promovido pelo Instituto Sidarta e pelo Itaú Social. A capacitação remota contou com palestrantes internacionais e nomes da academia e do mercado para pensar formas mais eficientes e atrativas de ensinar Matemática nas escolas brasileiras utilizando o Programa Mentalidades Matemáticas, desenvolvido pela professora de Educação Matemática de Stanford, Jo Boaler.
O objetivo é transformar a forma de pensar a disciplina e a maneira de ensinar com base em estudos da neurociência, desconstruindo mitos e tabus de que Matemática é coisa para gênios, defendendo o ensino de uma Matemática aberta, visual, criativa e mais equitativa.
Entre os palestrantes, a própria Boaler falou com os professores sobre o seu projeto nos EUA “Data Science for Everyone” (Ciência de Dados para Todos), que leva para a sala de aula conceitos de ciência de dados e moderniza o ensino da Matemática. O encontro dialogou sobre a importância da disciplina no mundo pós-pandemia e o papel fundamental dos gestores educacionais na mobilização das redes de ensino para melhorar os índices de aprendizagem.
No início de 2020, a educação municipal de Cotia viveu a experiência da aplicação da abordagem de Jo Boaler no ensino durante o “Curso de Férias”. Com duração de dez dias resultou em um salto equivalente a 1 anos e três meses em escolaridade matemática, o desempenho foi medido na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service). O Itaú Social transformou o Curso em uma tecnologia educacional, disponível para secretarias municipais de educação a partir de 2022.