Refeição servida aos cerca de 30 mil alunos passa a contar com pães integrais com quinoa e chia, arroz, feijão, carnes, verduras, frutas, leite, entre outros
A Secretaria de Educação de Cotia implantou algumas mudanças no serviço de fornecimento de merenda escolar para os aproximadamente 30 mil alunos da rede municipal de ensino. A partir de agora, fornecedores distintos serão responsáveis por itens da merenda separados entre estocáveis, perecíveis, hortifrutigranjeiros, fórmula infantil e mão de obra. Com isso, a gestão municipal passa a ter maior controle no pré-preparo, preparo e distribuição do alimento. Outra novidade é no sistema de aquisição de carnes que passou a ser o IQF (Individually Quick Frozen), uma técnica de congelamento rápido que congela um a um cada corte evitando desperdício.
“Esta mudança nos permitiu oferecermos alimentos mais saudáveis e variados no cardápio dos estudantes de forma que atendam todas as necessidades nutricionais para a idade”, disse o prefeito Rogério Franco. Entre os alimentos estão pães integrais com quinoa e chia, enriquecidos com vitaminas e minerais, biscoitos integrais, leite, iogurte, arroz, feijão, carnes, ovos, verduras, legumes e frutas variadas.
Do ponto de vista da administração municipal a vantagem está em relação ao maior controle sobre a alimentação dos estudantes. “A administração passa a ter um controle maior dos itens que serão entregues nas escolas. Vamos verificar e atestar a qualidade e quantidade podendo notificar fornecedores, caso o contrato não seja cumprido”, disse André Vasques, Secretário de Educação.
O secretário lembrou que a prefeitura acabou de realizar um concurso público e vai contratar nutricionista para fazer o acompanhamento in loco do alimento que será servido aos alunos. “Vamos garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos, elaboração de cardápios de acordo com as necessidades nutricionais, controle de estoque, realização de testes de qualidade e aceitabilidade dos alimentos”, explicou André.
O nutricionista também fará controle do resto-ingestão, diagnóstico nutricional, desenvolvimento de projetos de educação nutricional, acompanhamento dos alunos com necessidades específicas como diabetes e intolerâncias.