Projeto Circuito Cultural passou por Cotia por meio de uma parceria entre a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer do município e a Secretaria da Cultura do Estado
Com o objetivo de introduzir crianças e adolescentes no universo da produção audiovisual por meio da prática e conhecimentos teóricos básicos, levando a valorização e apreciação do audiovisual, o Projeto Circuito Cultural passou por Cotia, na última semana, e estudantes da Escola Estadual República do Peru participaram com a criação de pequenos curtas. A iniciativa é da Secretaria da Cultura do Estado e contou com a parceria da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia.
Cerca de 25 adolescentes do 8º ano do Ensino Fundamental foram divididos em quatro grupos, em três dias de oficinas (29, 30 e 31 de agosto). Eles puderam gravar e produzir seus próprios vídeos, despertando para a produção audiovisual como produção e mercado de trabalho, valorizando a cultura.
“Eles puderam despertar para sua capacidade criativa e a sua maneira de se expressar através do vídeo. Foi muito legal trabalhar com essa turma, eles foram super tranquilos”, conta Rita Oliveira, coordenadora pedagógica do projeto.
A metodologia usada nas oficinas foi expositiva e prática, sendo desenvolvida na seguinte ordem: O que é um filme, cena, câmera, edição, Enquadramento de Cena / Filmes de Referência; Gravação de depoimentos, cenas durante a oficina e visualização das cenas; Edição do filme, junção de cena, sequência; Gravação de cena externa e montagem com créditos e Exibição do conteúdo para a escola.
Uma das estudantes, R.L, de 14 anos, que participou do projeto, disse ter gostado muito e aproveitou ao máximo as informações. “Adoro fazer vídeos no meu celular e colocar nas minhas redes sociais, durante a oficina aprendi coisas que nem imaginava. Quem sabe eu não acabe escolhendo isso como profissão” disse a jovem.
Os vídeos produzidos trataram de assuntos como sustentabilidade, água, energia elétrica. Os alunos entrevistaram funcionários e professores da própria escola. No último dia, aconteceu uma “sessão de cinema” para apresentação de todos os curtas produzidos.
Fotos: Vagner Santos