quarta-feira, março 26, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Fim de semana marcado por celebração, conscientização e cultura em Cotia

Teve sessão solene pela passagem do Dia da Consciência Negra, Caminhada pela Cultura de Paz, oficina de elaboração de projetos culturais e Folia de Reis
Compartilhe esta notícia:

Cotia viveu um fim de semana repleto de atividades culturais, começando ainda na noite de sexta-feira (24/11/2023) com a Sessão Solene na Câmara Municipal em homenagem ao Dia da Consciência Negra [20 de novembro]. Durante o evento, representantes da cultura afro-brasileira discutiram a importância da luta contra o preconceito racial, promovendo a construção de paz e igualdade. A solenidade teve participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial – COMDEPIR, Congada de São Benedito de Cotia, Conselho Tutelar, representantes do hip-hop, Amanda NegraSim, Conselho de Cultura, representantes da Capoeira, além da vice-prefeita de Cotia, e do presidente da Câmara, vereador Marcinho Prates.

 

No Sábado (25/11), a jornada cultural teve início com a oficina presencial de “Elaboração de Projetos Culturais”, conduzida pela Silvana Bárbara. A especialista compartilhou dicas e modelos, auxiliando os participantes na produção de projetos para editais. Atualmente, o município de Cotia está com o edital Mãe Alcina nº 01/2023 dedicado a projetos de audiovisuais, e o edital Benedito Soares nº 02/2023, destinado às demais áreas da cultura. Informações sobre os editais estão disponíveis no site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br).

Para dar continuidade ao fim de semana, no domingo (26/11) aconteceu a 6ª edição da ‘Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia’. A comunidade se uniu em uma caminhada pacífica, em respeito à diversidade, à valorização da pessoa humana e à defesa da igualdade de direitos. O trajeto começou na região central de Cotia e terminou na sede da Congada de São Benedito de Cotia, na Vila São Joaquim, onde aconteceu a celebração de encerramento do Mês da Consciência Negra.

No mesmo dia, Cotia recebeu, ainda, o encontro da Folia de Reis, na sede da Congada. O evento contou com um almoço especial, repleto de manifestações culturais na estrada do Capuava.