Ação fez parte da programação Outubro Rosa, em Cotia. Seis unidades de saúde abriram no sábado (6/10) para coleta dos exames
A Secretaria de Saúde de Cotia abriu seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), no sábado (6/10), para uma ação de coleta de exame de Papanicolau em mulheres com idade entre 25 e 64 anos, moradoras de Cotia e que estavam com o exame atrasado há mais de três anos. Durante a força-tarefa, a Secretaria contabilizou a coleta de 667 exames, das 8h às 16h. O exame é fundamental para detectar Câncer no colo do útero que pode ser identificado no estágio inicial.
A medida faz parte da programação do Movimento Outubro Rosa que já realizou, inclusive, palestra com mastologista, na Clínica da Mulher, para falar sobre Câncer de Mama, sintomas, sinais, prevenção e tratamento. “Felizmente, Cotia está em uma situação confortável em relação aos agendamentos de consultas com ginecologistas, realização de exames e mamografia. Não temos demanda reprimida”, disse Magno Sauter. Segundo ele, as mulheres que participaram da ação, em sua maioria, aproveitaram a oportunidade de coletar o exame em um sábado, sem precisar agendar e, em alguns casos, estimuladas pela visibilidade do Outubro Rosa.
De acordo com a coordenação da Atenção Básica, algumas mulheres fizeram o exame pela primeira vez. Além disso, 51 mulheres foram encaminhadas para agendamento de mamografia, pois já têm idade a partir de 50 anos (idade preconizada pelo Ministério da Saúde para realizar a mamografia uma vez por ano) e nunca realizaram o exame.
A Secretaria de Saúde realizou a ação nas Unidades Básicas de Saúde do Atalaia, Caucaia do Alto, Arco-Íris, Miguel Mirizola, Portão e Rio Cotia.
Fotos: Vagner Santos