Curso introdutório é direcionada a pessoas com idade a partir de 16 anos. As aulas começam com o preenchimento das vagas
Os alunos do curso introdutório de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade de Cotia, com o apoio da Prefeitura, receberam os certificados de conclusão do módulo com carga horária de 40 horas. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã de sexta-feira (30/11).
O curso foi oferecido por meio de uma parceria com a professora de LIBRAS, Alexsandra Correa dos Santos, voluntária no projeto. “Agradeço muito a parceria com a Alexsandra que nos ajudou a realizarmos este curso gratuitamente pelo FSS que vem ao encontro do modelo da atual gestão do prefeito Rogério Franco que busca atender a todos os públicos”, disse a presidente do FSS, Mara Franco.
A moradora do bairro Jardim Arco-Íris, Tatiane Cristina, tem uma filha surda, de nove anos, e ficou muito feliz com a oportunidade de aprender LIBRAS. “Antes, minha filha tinha que olhar para mim para fazer leitura labial, agora já consigo me comunicar com ela por sinais. Estou muito feliz, pois muita coisa que aprendi no curso também passei para ela e vamos melhorando a comunicação”, comemorou Tatiane.
Segundo a professora Alexsandra, o perfil de alunos foi bastante variado, mas que todos tiveram grande aproveitamento. “Algumas pessoas fizeram porque trabalham com atendimento ao público e já se viram precisando se comunicar com surdos, por exemplo, e não conseguir, ou porque tem familiares deficientes, outros porque querem trabalhar como intérpretes, enfim, os interesses foram diversos, mas o importante é que o aproveitamento foi muito grande”, disse.
A formanda Marineide da Silva contou que o curso tem a ajudado a se comunicar com um surdo que pega o transporte coletivo junto com ela. “Ele é surdo e, desde que comecei o curso, comecei a conversar com ele e tem sido bem interessante essa inclusão”, avaliou.
Foto: Divulgação Secom Cotia