terça-feira, março 18, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Fundo Social beneficia moradores com óculos de grau novinhos

Compartilhe esta notícia:

 

Na tarde desta terça-feira (3/09), o Fundo Social de Cotia, com o apoio da Prefeitura e parceria da Óticas Inajá e a Trail, realizou a entrega de óculos de grau novinhos para mais cinco moradores da cidade, por meio do Projeto Novo Olhar. A edição especial de entrega aconteceu no próprio Fundo Social para pessoas que tinham urgência em receber seus óculos. Até o final do mês, dezenas de outras pessoas devem ser beneficiadas pelo programa.

Entre os casos mais urgentes detectados pelo FS esteve o da senhora Laudicéia Vieira Bruno, do Jardim Panorama. Sérios problemas de saúde a levaram a praticamente perder a visão. Precisa de lentes especiais para corrigir a visão diante de mais de 15 graus de miopia. “Sem óculo não enxergo o rosto de uma pessoa parada na minha frente”, disse Laudicéia. Bastante emocionada, a moradora contou que estava há muitos anos sem óculos porque não tinha como pagar pelas lentes muito caras. “Tenho um óculos que está quebrado e não tinha o que fazer [sic]. A lente é cara. A assistente social do CRAS falou que eu poderia me inscrever no programa e hoje eu estou muito feliz. Pode parecer banal para muita gente, mas para mim é uma conquista”, completou.

O prefeito Rogério Franco avalia o Novo Olhar como um dos mais importantes projetos do Fundo Social. “Enxergar é qualidade de vida, implica em bom rendimento escolar, no trabalho. Parabenizo toda a equipe do FS e os parceiros deste importante projeto em nossa cidade”, disse o prefeito.

De acordo com a presidente do FS, Mara Franco, mais de 250 pessoas já foram contempladas por meio do projeto, lançado em 2017. “Agradeço o apoio dos parceiros e da Prefeitura por acreditarem no projeto. Pessoas de todas as idades, que não teriam como comprar seus óculos, recebem gratuitamente os óculos no modelo que elas mesmas escolhem”, disse Mara Franco.

A dona Sandra Maria Barbosa, do Jardim Arco-Íris, também esteve no FS para receber seus óculos. “De uns quatro anos pra cá, comecei a ter dor de cabeça, mas nunca tinha usado óculos [sic]. As coisas começaram a ficar complicadas porque eu não estava enxergando direito. Soube no CRAS do projeto e que eu poderia me inscrever. Foi tudo muito rápido e me ajudou muito. Quem vive de salário mínimo não tem como comprar óculos”, disse.

Para se inscrever ao Projeto Novo Olhar é preciso ter prescrição médica com data de emissão de até seis meses, comprovação de inscrição no Cadastro Único, uma cópia do comprovante de endereço e entregar diretamente no Fundo Social, na avenida Benedito Isaac Pires, 35, Parque Dom Henrique.

Foto: Vagner Santos