GCM de Cotia conclui curso para atuar na fiscalização ambiental

Os 20 guardas civis municipais que participaram do curso de capacitação para atuarem na fiscalização de crimes ambientais receberam nesta sexta-feira (10) os certificados e brevês em cerimônia realizada no auditório da Secretaria da Educação. A iniciativa realizada pelas Secretarias de Segurança e Meio Ambiente junto com a Polícia Militar Ambiental reuniu também, funcionários que agora estão ainda mais preparados para atender as denúncias em ambas secretarias. 

Iniciado na quarta, o curso teve a duração de 20 horas, distribuídas em três dias. A abertura foi realizada pelo secretário de Meio Ambiente, Ricardo Secomandi, e pelo vice-prefeito e secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues.

Durante o curso os participantes assistiram a palestras sobre Noções Básicas de Meio Ambiente, ministrada pelo biólogo André Gargano e sobre Legislação e Decretos, proferida pela arquiteta Luciane Alegre. Também acompanharam explanação do tenente Escobar, da Polícia Militar Ambiental, sobre Crimes Ambientais e Tríplice Responsabilidade Ambiental.

Com a capacitação, os guardas estarão aptos a ajudar a polícia ambiental no combate às infrações e crimes ambientais em Cotia, além de prestarem apoio na fiscalização.
Segundo Ricardo Secomandi, o objetivo é garantir a proteção ambiental da cidade. “O que queremos é manter as condições do verde na cidade. Fazer o progresso com consciência ambiental.”

Também foi destacada a importância do trabalho conjunto entre o município e o Estado. “A preservação do meio ambiente é de interesse de todos, inclusive do Poder Público em todas as suas esferas”, avaliou o tenente  Escobar.

Cerca de um terço da cidade está inserido em área verde e de mananciais, o que por natureza requer um intenso trabalho de fiscalização.

Almir Rodrigues também comentou sobre a iniciativa. “Foi fundamental o curso para os guardas municipais, que agora terão olhos para os crimes ambientais. Para os próximos meses a proposta é capacitar todos os 380 guardas do município”, adiantou.

A Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, prevê penalidades a quem comete infrações ambientais. A liberação para a entrada dos inspetores fiscais em condomínios e bolsões para as vistorias é obrigatória, conforme artigo 23 da Lei Estadual 9.509/1997.

A Secretaria de Meio Ambiente recebe mensalmente cerca de 40 denúncias, que vão do corte de árvore, desmatamento, queimada e descarte de entulho. Denúncias podem ser feitos pelo disque denúncia (0800-878-1100) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após esse horário e aos finais de semana as denúncias devem ser registradas pelo 153 (Guarda Municipal).

 

_DSC3831 cópia

_DSC3845 cópia

_DSC3872 cópia

_DSC3876 cópia

_DSC3911 cópia

_DSC3916 cópia

_DSC3921 cópia

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar