Desde o início deste ano, a Secretaria de Educação de Cotia trabalha no projeto de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal e, este mês, enriqueceu a discussão com a promoção de palestras ministradas por especialistas no assunto.
O processo de implementação passa pela organização das Diretrizes Curriculares Municipais que, na verdade, serão a tradução local da Base, buscando garantir o atendimento às especificidades do Município.
Os professores foram inseridos nesse processo por meio da organização dos planos de ensino, pois este ano o ato de planejar também envolveu o estudo da Base. Entretanto, nos meses de abril e maio, todos eles participaram do encontro que possibilitou a reflexão sobre a importância da participação de cada professor na construção das Diretrizes Curriculares Municipais.
Outro aspecto fundamental para a implementação da Base é a escolha do livro didático dos alunos pelas escolas. Por isso, o diálogo já foi iniciado com os gestores para que a escolha do livro seja feita da maneira mais articulada possível com a BNCC e com os Programas adotados pela rede, Ler e Escrever e EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais).
Pelos próximos dias, outros especialistas conversarão sobre currículo e BNCC com os professores e coordenadores que compõem o Grupo de Trabalho (GT) criado para conduzir a construção da primeira versão das Diretrizes Curriculares que fundamentará as ações das escolas no próximo ano.
Enquanto isso, os gestores escolares do Ensino Fundamental receberão nas próximas semanas orientações a respeito de como conduzir a escolha do livro didático por meio do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).
“Cada escola tem autonomia para definir qual material utilizar, no entanto, ao ouvirmos os gestores e os professores, de forma democrática, percebemos o desejo de que a escolha seja única em toda a rede, possibilitando melhor gestão da reposição dos materiais”, disse Rogério Bernardo da Silva, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. De acordo com ele, desta maneira a rede municipal terá o mesmo tipo de recurso em toda as escolas. “Se a proposta da BNCC é garantir a equidade nas dinâmicas de ensino em âmbito nacional, faz sentido a reflexão sobre a possibilidade de termos esta paridade dentro de toda a rede”, salientou.
Até o final de agosto as escolas registrarão suas escolhas junto ao MEC. Já os GTs com os gestores e com os professores terão a missão de direcionar a construção, em diálogo com toda a rede, das Diretrizes Curriculares Municipais, essenciais para a implantação da BNCC já em 2019.
O que é Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
Documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Fonte: Ministério da Educação