O dia de dezenas de crianças da Escola Municipal do Caputera ganhou contornos mais alegres nesta quarta-feira (8) com o espetáculo “Se essa rua fosse minha – Espetáculo de brincar”, que por meio de historinhas e músicas infantis resgata as brincadeiras de rua e um pouco do folclore brasileiro.
Durante pouco mais de uma hora o Grupo Palco Companhia de Teatro, de Itanhaém, coloca a garotada para rir e fazer o que mais gosta: brincar. “É um jogo lúdico. A brincadeira de rua faz parte da nossa riqueza cultural. Hoje, a internet aproximou e ao mesmo tempo distanciou as pessoas. Então nada melhor que voltar no tempo e resgatar um pouco desse lado criança”, disse o produtor e diretor do espetáculo, Amauri Ernani.
As apresentações se dão por meio de parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente de Cotia e a empresa Gerdau, patrocinadora do espetáculo. Alunos de outras quatro escolas também poderão se divertir com as brincadeiras, entre os quais os da Escola Municipal Gaspar de Godói Moreira (Jardim Japão, dia 4 de abril) e da Escola Municipal José Manoel de Oliveira (Terras de São Fernando, dia 12 de abril).
As escolas situadas em bairros mais afastados e carentes da cidade foram as escolhidas para receber o espetáculo.
A aluna do 8º ano, Maria Eduarda Aparecida dos Santos, 13 anos, garante ter se divertido com o espetáculo. “Só fui ao teatro uma vez, há uns quatro anos, com meus pais, em Embu das Artes. Achei bem bacana trazerem este espetáculo para a escola, traz saudades das brincadeiras de rua.”