História da Capoeira será contada em evento gratuito na Praça dos Romeiros

Programação acontecerá no sábado (16/03) e contará com palestras, aulas, oficinas e apresentações culturais, como teatro sobre a história da escravidão no Brasil
Compartilhe esta notícia:

No sábado (16/03), a partir das 18h, tem palestra sobre a história da capoeira, na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, por meio do projeto “O Berimbau Chamou a Cultura Afro-brasileira”. Mais uma iniciativa contemplada pelo Edital de Premiação Benedito Soares – 02/2023, módulo VI, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo. Quem passar por lá vai acompanhar palestra, aulas, oficinas e apresentações culturais, possibilitando o contato da população com a cultura afro-brasileira através da capoeira, maculelê, coco, jongo, samba de roda e apresentação teatral sobre a história da escravidão no Brasil.

O projeto “O Berimbau Chamou a Cultura Afro-brasileira” é realizado por Márcio de Sousa Santana, conhecido na capoeira como mestrando ‘Doril’, que tem 35 anos de Capoeira e é fundador do centro educacional e cultural de Capoeira Marana, além de educador e oficineiro em organizações sociais, escolas infantis e casa de cultura. A palestra será ministrada por Lennon Silva, professor da rede pública estadual de São Paulo, com licenciatura em História, Geografia e Educação Física. Graduado em capoeira, Lennon, atua há 20 anos na rede pública de ensino.

A palestra contará a trajetória da capoeira, desde as grandes navegações, a colonização do Brasil, até se tornar um esporte nacional, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. Após a palestra, os participantes e alunos da Capoeira Marana vão seguir um percurso do Centro Cultural de Caucaia do Alto até a Praça dos Romeiros para uma roda de capoeira.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support