Duas caminhadas, uma em Cotia e outra em Caucaia do Alto, marcaram o último final de semana. A prevenção da doença nos animais também foi lembrada nos eventos
Nos dias 29 e 30 de setembro, centenas de pessoas saíram às ruas de Cotia e de Caucaia do Alto em um movimento de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero. Aconteceram duas Caminhadas contra o Câncer organizadas pela Secretaria de Saúde. As caminhadas também buscaram alertar a população sobre a prevenção da doença nos cães e muita gente levou o seu pet para as caminhadas.
A primeira caminhada foi a de Cotia. Os participantes se encontraram em frente ao Espaço Movimenta Cotia, no centro, e marcharam rumo ao Ginásio de Esportes. No percurso as mulheres eram alertadas a manter os exames preventivos em dia, e a população, de um modo geral, orientada sobre os cuidados com a saúde dos seus pets. “Essas caminhadas anteciparam a nossa programação do Outubro Rosa. O objetivo é alertar a todos sobre a importância da prevenção, sobre guarda responsável e sobre a luta pela vida em todas as formas”, destacou Ângela Maluf, secretária adjunta da Saúde e organizadora das caminhadas. “Agradeço ao prefeito Rogério Franco pela confiança e apoio em nossos eventos”, completou.
A moradora de Cotia, Arlete Ferreira Campos, fez questão de participar e deixar o seu relato de vida. Em 2011, foi diagnosticada com câncer de mama. Venceu a doença, foi mãe e hoje alerta as mulheres a prevenirem a doença. “Procurem conhecer o seu corpo. Observem qualquer mudança e busquem ajuda. Não desistam se tiverem um diagnóstico da doença. É possível curar”, disse.
Malu Bianchi, defensora de animais, também marcou presença. Ao lado de seu Beagle, resgatado em 2013 de um laboratório que fazia testes da indústria farmacêutica em cães, em São Roque. “Foi lá [em 2013] que iniciei a minha luta e comecei a militar. Trago a mensagem de que a guarda responsável envolve a castração, a alimentação, as vacinas”, disse. “Somos responsáveis pela vida dos animais, denunciem maus tratos”, completou.
Em Caucaia do Alto, a caminhada seguiu do centro até o Fundo Social de Solidariedade. No local, os participantes acompanharam a peça de teatro “Um dia de cão”, do Grupo Pet Protegido, que abordou sobre guarda responsável e conscientização contra o abandono e maus tratos.
Tanto em Cotia como eu Caucaia do Alto, a Secretaria de Saúde contou com parceria das Secretarias de Esporte Cultura e Lazer, Desenvolvimento Social e do Fundo Social. Aconteceram feira de adoção (dois animais foram adotados), inscrição para castração gratuita (uma forma de prevenção do câncer nos cães), vacinação antirrábica, desfile de cães e oficina de Canicross (uma modalidade de corrida em que homem e cão praticam juntos).
Fotos: Vagner Santos