Jardim Sensorial: ferramenta de inclusão e conscientização ambiental está sendo implantada em Cotia

Compartilhe esta notícia:

Está em andamento a implantação do primeiro Jardim Sensorial da Prefeitura de Cotia. O local escolhido foi o Fundo Social ‘Nicolas e Enzo Degaki’, em Caucaia do Alto. O projeto está sendo realizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com o Fundo Social e com a Secretaria de Desenvolvimento Social. A iniciativa tem ainda a participação direta dos inscritos no Projeto Acolher – que atende crianças autistas e seus responsáveis, por meio de uma parceria com a Unip.

Nesta semana, aconteceu a segunda integração com os participantes do Projeto Acolher. Enquanto as crianças eram atendidas no salão principal do Fundo Social, no Acolher, os responsáveis estavam envolvidos com o projeto ‘Jardim Sensorial – Os Cinco Sentidos’, na área externa.

“Já plantamos diversas espécies de árvores, horta e flores. O Jardim Sensorial oportuniza um despertar de consciência ecológica além de estimular os cinco sentidos humanos”, explicou a Secretaria do Verde. O projeto também prevê o uso de materiais recicláveis que serão utilizados na construção dos caminhos sensoriais, de suportes para plantas aromáticas, brinquedos e acessórios para estímulos, entre outros.

O Jardim Sensorial é um ambiente com plantas, flores, texturas, cores, aromas e sons, proporcionando uma experiência para os sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. O cronograma de implantação do jardim prevê ainda, a participação das crianças com autismo, pois promove relaxamento e bem-estar.

Na publicação ‘Identificação, seleção e caracterização de espécies vegetais destinadas à instalação de jardins sensoriais táteis para deficientes visuais’, de J.F.M.C Leão, o jardim é descrito como ‘um local que permite uma grande experiência sensorial, onde a visão é despertada pelas diferentes cores e formas das plantas, o olfato é aguçado pelos cheiros de flores e frutos, o paladar através da degustação dos alimentos, a audição pelo barulho do vento nas folhas e o tato pelas diferentes texturas encontradas com auxílio, seja das mãos ou dos pés’.

De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o projeto do Jardim Sensorial será trabalhado nas próximas semanas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support