O sábado (28/11) foi um dia de muita comemoração para o esporte cotiano, isso porque, o judoca Thiago Alberto da Silva, da equipe principal da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, conquistou a segunda graduação na faixa preta 2º Dan ou Ni-dan. A classificação foi outorgada pela Federação Paulista de Judô (FPJ) e pela Federação Brasileira de Judô.
De acordo com o professor de Judô, Marcus Agostinho, o exame de graduação envolveu uma série de cursos e avaliações, o atleta da cidade foi aprovado em todos. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, todas as atividades foram realizadas de forma remota. “Foi um momento diferente para todos. As atividades aconteceram remotamente e o vídeo mostra o exame final, onde o atleta realizou o katame-no-kata e fundamentos técnicos (nage-waza, renraku-henka-waza e katame-waza), que foi realizado na plataforma de avaliação da FPJ”, explicou Marcus Agostinho. O vídeo pode ser conferido na página Judô Cotia, no Facebook.
Ainda segundo o professor, Thiago é um atletas contemplados com o programa Bolsa Atleta de Cotia. O atleta sempre procurou investir estes recursos em sua carreira esportiva e já participou de eventos competitivos na Argentina, Canadá e Estados Unidos, representando a cidade de Cotia.
Neste ano, o judoca decidiu investir no custeio das despesas da graduação, algo importante para sua carreira como professor da modalidade, é formado em Educação Física e pós-graduando. Além dos resultados competitivos, a evolução na graduação da modalidade é um dos objetivos do programa esportivo de judô da Secretaria de Esportes de Cotia, que já conta com 16 atletas que conquistaram as faixas pretas 1º, 2º, 3º e 4º Dan.
Fotos: Divulgação