Dentro das ações da programação da Campanha Maio Amarelo – que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos em decorrência de acidentes viários -, a Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) de Cotia ministrou uma palestra sobre segurança viária e apresentou estatísticas de acidentes durante a reunião mensal do Conselho de Segurança da Granja Viana (Conseg). O encontro aconteceu no dia 12/05 no auditório do Senai, ocasião em que o Conseg entregou um certificado de “Reconhecimento pelos esforços despendidos em ações preventivas e serviços prestados à comunidade na Semana Nacional do Trânsito sob o lema ‘Juntos salvamos vidas’”.
O agente de trânsito, Reinaldo Souza, representou a Setram e falou sobre o número de mortes que o município pretende evitar no ano de 2022, além de expor a estatística de óbitos entre 2018 e março deste ano: os números mostram que foram registradas 32 mortes em 2018, 22 mortes em 2019, 24 mortes em 2020, 32 mortes em 2021 e, em 2022, até o mês de março, foram registrados 5 óbitos.
O uso de cenários que retratam a consequência de uma conduta irresponsável no trânsito – prática que vem sendo usada pela Setram desde o Maio Amarelo de 2019 – também foi destacado. A Setram apresentou dados que mostram que no ano de 2019, comparado com o ano de 2018, dez vidas foram poupadas no trânsito e a cidade conseguiu a façanha de registrar de zera o número de óbitos nos dois meses subsequentes ao Maio Amarelo 2019.
“Esse tipo de campanha (cenário de acidente) foi tido como referência em países da Europa, onde tem assimilação instantânea por quem vê aquela cena, e como consequência os índices de acidentes tendem a cair”, disse o agente de trânsito, Reinaldo Souza, que coordena o Maio Amarelo em Cotia. Para conhecer a Campanha Maio Amarelo 2022 basta acessar o link Maio Amarelo 2022-Cotia.