Crianças com idade entre cinco e 10 anos, 11 meses e 29 dias devem ter a caderneta de vacinação avaliada. A meningite meningococo é uma das mais graves e mortais
A Secretaria de Saúde de Cotia iniciou uma mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para atestar se todas as crianças com idade entre cinco e 10 anos, 11 meses e 29 dias tomaram a vacina meningococo C. Com isso, a secretaria faz um chamamento para que os pais e os responsáveis por crianças nesta faixa etária compareçam à UBS mais próxima para verificar a necessidade de aplicação da vacina. Serão vacinadas todas as crianças que não receberam nenhuma dose contra meningite.
A vacina conjugada contra o meningococo C está disponível em todas as UBS’s de Cotia e é aplicada gratuitamente. A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, causada pela Neisseria meningitidis, rapidamente progressiva e quase fatal. A meningite meningocócica é uma das mais graves e contagiosas formas da doença com altos índices de mortes e sequelas.
“Fica o nosso apelo para que todos que tenham crianças nesta faixa etária que compareçam à UBS mais próxima, não se esqueçam de levar a caderneta de vacina, havendo necessidade, a vacina será aplicada na hora. É uma picadinha que pode salvar e preservar a qualidade de vida de nossas crianças”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Foto: Divulgação EBC