Projeto ‘Desejo de Memória’ vai resgatar e imortalizar a história da antiga vila cravada na Reserva Florestal do Morro Grande
No último sábado (10), cerca de 30 pessoas participaram da 'I Roda de Conversa' sobre o documentário “Desejo de Memória” e o Projeto Ecomuseu Morro Grande. O encontro foi virtual e faz parte de uma iniciativa premiada pelo Edital Seu Dito da Congada lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia com recursos da Lei Federal Aldir Blanc. O projeto foi idealizado e é executado por Damaris Ferreira, Gabriela Carvalho e Vilma Cristina Noseda. Elas adiantaram que novos encontros acontecerão em breve e que a participação dos antigos moradores da Vila DAE será e está sendo fundamental para a construção deste projeto que pretende imortalizar a história local.
“O encontro rememorou o dia a dia daqueles que moravam Vila DAE, as condições de vida, as benzedeiras e rezadeiras, as festas, as procissões de Nossa Senhora das Graças, a pesca de pitu, a coleta de pinhão. Ficamos sabendo a origem dos termos Mata do Governo e de Mata da Bacia, a importância do Movimento ambientalista contrário ao projeto de construção do Aeroporto Metropolitano de São Paulo na Reserva, durante o período da ditadura militar, e a narrativa de experiência de quem participou do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera”, descreveu Vilma Cristina que agradeceu a todos os participantes.
As histórias trazidas pelos antigos moradores, acervos de registros fotográficos e a vontade enorme de transformar a realidade atual deram o tom ao primeiro encontro do projeto que recebeu apoio e incentivo dos participantes para seguir em frente para, de forma democrática e participativa, pensar soluções para o território da Reserva Florestal Morro Grande e da Vila DAE.
Foto principal: Vagner Santos
Imagens do encontro: Reprodução