quinta-feira, março 27, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Mostra ‘Cultura Afro-brasileira: Reverência ao Mês da Consciência Negra’ é estendida até o fim de janeiro

Exposição pode ser visitada na Biblioteca Batista Cepelos. Nessa terça-feira (5/12), o autor das obras, João Machado, esteve no local
Compartilhe esta notícia:

Fotos: Juliano Barbosa 

 

No dia 5 de dezembro, a Biblioteca Batista Cepelos recebeu a visita do artista cotiano, João Machado, que expõe alguns de seus quadros na mostra ‘Cultura Afro-brasileira: Reverência ao Mês da Consciência Negra’, que traz telas com grandes personalidades da história e da cultura afro-brasileira. João foi recebido pela vice-prefeitade Cotia e pelo gestor cultural da Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, Gilmar Almeida. A mostra terminaria no dia 9 de dezembro, mas a pedido da cidade, o artista estendeu a permanência de suas obras na biblioteca até o fim de janeiro de 2024.

Além das obras de João Machado, a mostra ‘Cultura Afro-brasileira: Reverência ao Mês da Consciência Negra’ conta com a exposição de Miriam Ribeiro e das peças de vestimentas que valorizam a história da Congada de São Benedito de Cotia (Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo e de Cotia).

Durante a recepção a João Machado, a vice ratificou o compromisso de Cotia com a luta contra o racismo. Ela lembrou que Cotia está entre as 63 cidades paulistas que já assinaram convênio com o Ministério Público de adesão ao Projeto Cidades Antirracistas. “Cotia é uma das poucas cidades que se comprometeu com o Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas e esta exposição é mais uma ação que reforça o compromisso da cidade com a igualdade racial, enfatizando o comprometimento pela luta contra o racismo”, disse a vice-prefeita.

 

 

Cotia: cidade antirracista

Cotia aderiu ao Pacto Coletivo Antirracista, oficializado no dia 28/11/2023, junto ao Ministério Público Estadual. A iniciativa nasceu no âmbito do Plano Geral de Atuação – Projeto Estratégico MP Social e se desenvolve com o trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público, fomenta a criação, pelos Poderes Executivos locais, de estruturas voltadas a combater o racismo, incluindo órgão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Conselho de Promoção da Igualdade Racial e Plano de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo é concretizar o estabelecido pelo Estatuto da Igualdade Racial.

 

 

Serviço:

Exposição Cultura Afro-brasileira: Reverência ao Mês da Consciência Negra’

Até o final do mês de janeiro – período de férias escolares

Local: Biblioteca Batista Cepelos

Endereço: Avenida Professor Manoel José Pedroso, 1147 – Parque Bahia

Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Livre

Gratuita

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.